Saturday, January 26, 2008

Por aqui


Ver, ouvir e cheirar o rio, as gentes e os barcos que chegam e partem.
Bebendo um cálice de melancolia - das viagens que não fiz, das rotas que não trilhei.
Contudo, há também um encantamento em estar neste lugar, onde às vezes estive com alegria e boa disposição, em amenas cavaqueiras, ou com o pensamento longe, longe. Porque o sonho não paga imposto e ajuda a dar cor à vida. Quando as gaivotas se mostram em bailados exuberantes, quando a neblina parece querer engolir-nos, quando as pranchas do cais rangem em agonia nos dias de ventos fortes, quando as ondas lambem as pedras esverdeadas pelos limos, sempre me embala a canção do rio. Já por aqui me assaltaram pensamentos sombrios e tristes, já por aqui me renasceu a esperança e a força para enfrentar a vida. Ah meu rio Tejo, como te sinto meu!